Sao simples ternos e com uma simplicidade unica com a sua força de apaixonar qualquer pessoa...

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008

Nos últimos anos, temos visto um grande número de informações sendo divulgadas sobre "góticos", sem critério e conhecimento empírico. Infelizmente, estas informações favoreceram o surgimento de inúmeros mitos e consagraram alguns equívocos, emergindo um inesgotável acervo de rótulos, teorias e denominações, muitas vezes precipitadas e não coerentes, tanto à Subcultura Gótica/Darkwave quanto à Cultura Obscura.

Devido a alguns factores comuns, a cultura obscura surgida em meados da década de 90, foi associada à subcultura gótica que se consolidou na década de 80. Os adeptos da cultura obscura foram, genericamente, denominados góticos. Partindo deste princípio, aspectos comportamentais e artísticos da cultura obscura foram classificados como "goticismo". Sendo que este termo, originalmente, refere-se apenas à Literatura Gótica. Desse modo, as duas manifestações, subcultura gótica e cultura obscura, que são significantemente distintas, mas também cultivam pontos comuns, foram erroneamente classificadas como uma mesma manifestação.

A associação entre cultura obscura e subcultura gótica, gerou um falso conceito de que a cultura obscura seria uma "evolução" da subcultura gótica. Esta ideia pode ter sido indirectamente fortalecida pela indústria fonográfica especializada e suas distribuidoras, e por revistas que actuam no segmento do Metal, ao difundir o Gothic Metal, um dos géneros musicais mais consumidos na cultura obscura.

O rótulo Gothic Metal faz pressupor que este seria um "novo estilo que fez ressuscitar a extinta subcultura gótica". Mas é preciso salientar que a subcultura gótica nunca se extinguiu; pelo contrário, mantém-se activa e renovada desde sua origem nos anos 80. Portanto, em hipótese alguma, a cultura obscura é, nem pode ser considerada, uma evolução ou um aprimoramento da subcultura gótica.  

 

tags:
publicado por BlackWhiteangel´s às 10:10
link do post | comentar | | | favorito

Esse é meu estilo de vida!!!
michelle carvalho a 5 de Dezembro de 2012 às 22:47


mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
31


últ. comentários
Nossa gente que legal
NÃO DIRIA MELHOR ! PARABÉNS !
poser só se for vc né
cara gotico nao é religião, gotico é uma tribo lai...
eu sou gotica, nao tenho religiao. Assumo o meu te...
aprecio sua forma de pensar,mas digo-lheq que nao ...
Esse mundo do goiticismo é incrivel!A pesso...
Esse mundo do goiticismo é incrivel!A pesso...
Legal meu têm um fã aki no celular rs...
Fallen angel o meu caso é o mesmo. moro num...
arquivos
2008

blogs SAPO


Universidade de Aveiro